S

  • Serrilhado ver aliasing.
  • Setagem é o processo de inserção de ossos para a deformação da malha (rigging).
  • Shadow é o mesmo que sombra, ou seja é a ausência de iluminação.
  • Shader são pequenos programas que resolvem uma parte específica da renderização.  Como exemplo podemos citar os shaders de difusão (Lambert, Minnaert, Toon…) e de especularidade (Cooktorr, Phoong, Blinn…).
  • Soft shadow é um efeito de sombreamento onde a borda da sombra fica enevoada, embaçada.
  • Sombra ver shadow.
  • Specular highlight não é reflexo. É uma simulação da reflexão onde só é possível perceber a presença de corpos luminosos e não reflete raios de luz – salvo se existir GI, então ele reflete raios de luz de forma irregular como qualquer superfície. No Blender, é conhecido como specular. A luz refletida aqui é justamente a luz da pergunta acima, pelo fato da superfície não ter reflexo.
  • Specular reflection  é a reflexão da luz que um espelho, vidro, água, metal e outras superfícies fazem. Nela é possível perceber o que temos ao redor da superfície, ou seja, consegue refletir os raios de luz. No Blender, é conhecido como Ray Mirror. A luz refletida aqui é chamada de cáustico.
  • Storyboard é um rascunho no qual são desenhadas algumas fases da animação. Esboço da sequência dos princiipais acontecimentos de uma animação.
  • Subobjetos são as partes que formam o polígono: vértices, arestas e faces.
  • Sub-Surface Scattering (SSS) é um efeito de material translúcido onde a luz penetra esse material até um certo limite e atravessa até uma certa espessura. Ao atravessar a superfície essa luz sofre difração em seu interior e em superfícies como a pele humana, por exemplo, a luz atravessa e emite informações de cores diferentes de antes de penetrar a superfície.
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