R
- Ray tracer é o mesmo que renderizador.
- Raytracing é a técnica de renderização de uma cena que calcula a imagem desta cena simulando a forma como os raios de luz percorrem o seu caminho no mundo real.
- Reflectividade (reflectivity) é a grandeza que permite medir a capacidade de reflexão de um material.
- Renderização é basicamente o processo de transformação pelo qual cena em 3D é transformada uma imagem em 2D onde são calculados todos os processos e efeitos aplicados a uma cena tridimensional, tais como cores, texturas, iluminação, sombras, entre outros.
- Renderizador é um mecanismo de renderização que articula vários “shaders” para obtenção de um resultados final.
- Render Pass são as etapas criadas durante o processo de render que combinadas, geram a imagem final.
- Retopologia é uma técnica de reconstrução de um modelo utilizando-o como base para à modelagem. É o mesmo que refazer o modelo com uma nova arrumação de suas arestas.
- Rigging é o processo de criar uma estrutura para modificar a posição de um objeto ou deformar malhas através. Essa estrutura usa controles para serem usadas para animação.
- Rings ou Loops é um tipo de seleção que consiste em selecionar um anel de segmento: Edge Loops ou Edge Rings.
- Rugosidade (roughness) determina o grau de rugosidade (aspereza) de uma superfície determinando a quantidade de luz que será refletida perfeitamente ao incidir sobre esta superfície.