B
- Bake é um processo de mesclagem de efeito de materiais e iluminação usado em texturas muito utilizado para reduzir o processamento em aplicações 3D e jogos evitando o calculo, em tempo real, dos efeito de Raytracing. Esse termo também é usado para a criação de texturas de Normal Map e para o armazenamento das simulações físicas em memória cache para que o processador não precise calcular as interações entre objetos todas as vezes que uma animação é rodada.
- Bézier (curvas Bézier) é o método de definição geométrica para vetores (curvas) usados em CAD, ilustração vetorial e tipografia digital. Qualquer curva pode ser descrita como uma sequência de dois ou mais pontos fixos, cada um com um par associado de pontos de controle (âncoras) móveis. A posição relativa destes aos respectivos pontos fixos define a curvatura.
- Biased são motores de renderização que possuem configurações para interpolar a solução de iluminação, permitindo obter boa qualidade com baixo tempo de processamento. Como exemplo podemos citar Yafaray, Vray, Mentalray e kerkythea. Ver unbiased.
- Billboard é uma técnica que consiste em adicionar imagens com recorte em alfa a planos numa cena em 3D para simular um objeto e reduzir o consumo de recursos do computador.
- Blueprints são imagens utilizadas como imagens de plano de fundo na viewport e que servem como referência para a modelagem.
- Blur (desfoque) é um filtro digital que desfoca os detalhes de uma imagem.
- Bokeh é um termo de origem japonesa que tem o mesmo sentido que “blur”, mas em CG descreve a desfocagem de pontos brilhantes que geram formas geométricas, normalmente círculos, mas dependendo da lente pode gerar pentágonos e hexágonos.
- Bounced light é a luz que é refletida ao incidir em uma superfície, como consequência aseta outras que estejam nas proximidades. É o que chamamos de luz difusa.
- Box modeling é uma técnica de modelagem qe consiste criar um objeto complexo a partir de uma forma primitiva, principalmente um cubo.
- Bump mapping é uma técnica utilizada para simular o relevo em uma superfície, calculando o ângulo das sombras numa textura e, conseqüentemente, propiciando a impressão de maior de profundidade. Essa técnica usa mapas com tons de cinza onde, o preto absoluto mantém a malha intacta enquanto o branco puro dá a impressão de relevo.